A Polícia de Segurança Pública (PSP) aumentou a sua “frota especial” de veículos, com a recente aquisição de um Ford Mustang V8 de quinta geração. A apresentação oficial do novo carro aconteceu durante a Segurex, a feira de Segurança, Protecção e Defesa que decorre de 10 a 12 de outubro, na FIL, em Lisboa.
Esta adição vem após a PSP ter integrado um BMW i8 à sua frota. Contudo, é importante referir que este Ford Mustang não foi comprado, mas sim “reverteu para o Estado ao abrigo de um processo legal”, conforme fonte da PSP.
Tal como outros veículos de alta gama da frota da PSP, o principal objetivo deste Mustang não é o patrulhamento, mas sim atrair atenção em eventos especiais, destacando o trabalho diário das forças de segurança.
A transformação do veículo civil para uma viatura policial ficou a cargo de um empresa provada, que adicionou uma ponte de luzes, autocolantes refletores, um sistema de comunicação, entre outros detalhes específicos.
Quanto às especificações, o Ford Mustang da PSP pertence à quinta geração deste icónico modelo americano e vem equipado com um motor V8 a gasolina de 4,6 litros. Este motor permite uma potência máxima de 315 cv e consegue fazer a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos. A velocidade máxima anunciada é de 250 km/h.
De realçar que esta geração do Mustang foi produzida entre 2005 e 2014 e nunca foi oficialmente comercializada na Europa. Com a entrada deste veículo, a frota especial da PSP inclui agora um Audi R8, um BMW i8 e o Ford Mustang.
Recorde-se que o potente Audi R8, atualmente ao serviço do Comando Metropolitano de Lisboa, foi apreendido a um traficante de droga, depois de ter pertencido ao argentino Angel Di Maria, atual futebolista do Benfica,