Parceria entre a Câmara do Porto, ARS-Norte e laboratório Unilabs Portugal vai receber pacientes, previamente referenciados pelo SNS, para fazer rastreios.
O Queimódromo, na estrada da Circunvalação junto ao Parque da Cidade do Porto, vai receber o “primeiro centro de rastreio para Covid-19 em modelo ‘Drive-Thru’ montado em Portugal”, anunciou esta segunda-feira, num comunicado conjunto, a Administração de Saúde do Norte (ARS-N), a Câmara do Porto e a Unilabs Portugal.
O centro de rastreio começará a funcionar já nesta quarta-feira, dia 18, e “permitirá a realização de cerca de 400 testes diários numa primeira fase, podendo evoluir para perto de 700 testes por dia”, sendo que apenas pessoas com suspeita de infecção e “previamente referenciadas pelo serviço nacional de saúde” podem dirigir-se ao local. A entrada será controlada pela Polícia e apenas funcionará por marcação prévia junto das autoridades de saúde, devendo os cidadãos deslocarem-se ao local apenas à hora da sua marcação para evitar constrangimentos de trânsito e aglomerados de pessoas.
O objetivo, esclarece o comunicado, “é testar doentes fora de meio hospitalar, em condições de conforto e segurança coletiva, e aliviar o afluxo de potencias suspeitos portadores aos hospitais”.
“Estas três entidades conseguiram, nas últimas 72 horas, preparar o primeiro centro de rastreio para Covid-19 em modelo ‘Drive Truh’ montado em Portugal”. O sistema permitirá a realização de cerca de 400 testes diários numa primeira fase, podendo evoluir para perto de 700 testes por dia. Este centro estará dotado com médicos de Medicina Geral e Familiar que aplicarão um inquérito epidemiológico e sintomático (RedCap) que avalia a necessidade de teste ou de outra orientação.
Os resultados serão depois enviados diretamente ao suspeito e às autoridades de saúde pública.