Os radares de velocidade média, que não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas sim calculam se estes excederam a velocidade média entre dois pontos de um trajeto específico, serão implementados em Portugal ainda este verão.
De acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em Portugal haverá 10 radares de velocidade média, cuja localização não será fixa, podendo alternar entre 20 possíveis locais.
A lista dos locais onde serão colocados estes radares inclui:
- Beja (IC1)
- Coimbra (A1 e EN109)
- Évora (A6 e IP2)
- Lisboa (EN10, EN6-7 e IC19)
- Porto (A3)
- Santarém (A1)
- Setúbal (EN10, EN378, EN4 e IC1)
Além disso, alguns leitores da pplware relataram que esses radares já estão instalados também na A25 (Sentido Viseu/Aveiro) e na A42 em Paços de Ferreira.
A ANSR afirmou ao Expresso que “os radares estarão em várias estradas da rede rodoviária nacional, incluindo autoestradas, itinerários complementares e estradas nacionais”. Eles fiscalizarão a velocidade média praticada pelos condutores ao medir o tempo que o veículo leva para percorrer uma distância predefinida entre dois pontos de controlo. Prevê-se que esses radares entrem em funcionamento ainda este verão.
Para alertar os condutores, será utilizado um sinal de trânsito específico, o sinal H42, que indica a vigilância de velocidade naquele trecho. A ANSR afirma que os radares de velocidade média contribuem para uma redução de mais de 70% nos acidentes mortais.