A Polícia Judiciária do Porto deteve dois indivíduos e uma mulher, na sequência de três assaltos violentos a um jovem da Maia.
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou na sexta-feira, dia 14 de agosto, através de um comunicado, a detenção de três pessoas, fortemente indiciadas por casos de roubos violentos ocorridos na Maia, em outubro e novembro de 2022. Dois dos suspeitos, dois homens, ficaram em prisão preventiva, enquanto uma mulher ficou obrigada a apresentações em posto policial.
De acordo com o Correio da Manhã, os suspeitos ficaram em prisão preventiva, mas “Lisa” saiu em liberdade. Um terceiro rapaz envolvido nos ataques não foi preso, pois já se encontra em prisão domiciliária por outros crimes.
Segundo o mesmo jornal, a investigação revelou que Lisa, uma acompanhante de luxo, terá aliciado a vítima através das redes sociais e, sabendo que o jovem guardava grandes quantidades de dinheiro em casa, arquitetou o plano. Durante o primeiro ataque, a vítima foi roubada sem violência. No segundo assalto, a vítima foi agredida fisicamente e roubada em 1500 euros e mais objetos avaliados em mais de 7500 euros.
No último e mais violento dos ataques, os suspeitos tornaram-se mais agressivos, raptando o jovem e mantendo-o amarrado e vendado num apartamento no Bairro do Cerco. “Durante este período de tempo, foi sendo agredido por forma a dizer onde tinha dinheiro, bem como os códigos dos cartões bancários”, lê-se no comunicado da PJ.
A vítima foi obrigada a dormir no chão de uma despensa e ouviu uma mulher ameaçar matá-lo. O Correio da Manhã explicou que a mãe da vítima, percebendo algo errado através de mensagens falsas enviadas pelos assaltantes, chamou a polícia. A vítima foi posteriormente abandonada numa zona de mato em Campanha, no Porto.
Segundo o comunicado da PJ, no domingo, dia 13 de agosto, foram realizadas buscas domiciliárias em Lousada, Gondomar e Porto, resultando na apreensão de mais de três quilogramas de cocaína, heroína e haxixe, além de produto de corte, balança de precisão, uma pistola e várias munições de calibre proibido.
Um dos assaltantes, com apenas 22 anos e desempregado, é também proprietário de um Mercedes topo de gama.