Para fazer frente ao aumento previsto de passageiros, o Metro do Porto passa a funcionar sempre com veículos duplos entre as 6:00h e as 20:00h.
O Metro do Porto tem pensada uma “oferta reforçada e que dá resposta às expectativas de mobilidade dos cidadãos“. A empresa de mobilidade nortenha priorizou a “disponibilização de mais recursos humanos e materiais e na aplicação das medidas adequadas à proteção da saúde pública” de forma a garantir que todos viajam com confiança e em segurança.
Mais capacidade, mais fiscalização e mais limpeza.
Para reforçar a capacidade, todas as viagens em todas as linhas da rede são em veículos duplos (os mais compridos), uma medida que permite aumentar a capacidade e o espaço para os clientes, afirma a empresa. A Linha Amarela terá, nas horas de ponta da manhã e da tarde, dez veículos por hora, o que equivale a uma frequência de 6 minutos. Já as linhas Azul e Laranja, também nas horas de ponta, terão frequências de 12 minutos.
O Metro do Porto vai intensificar também as ações de fiscalização, com a colaboração e a presença da PSP, nomeadamente para garantir o uso da máscara e a procura da distância de segurança, quer nas carruagens, quer nas estações.
A empresa vai também continuar a usar a solução Zoono, que se tem mostrado eficaz na eliminação do vírus, na desinfeção dos veículos, das superfícies das estações e das lojas Andante. “Em toda a rede, será reforçada a presença de piquetes de limpeza para acorrer a necessidades de intervenção rápida”, explica a empresa.
O Metro do Porto apela ainda a que os passageiros usem sempre máscara de proteção individual e desinfetem frequentemente as mãos.
Webinários “Construção XXI” estão a ser um sucesso e regressam em julho