O Município da Maia prepara o regresso da atividade letiva presencial da educação pré-escolar, com o rastreio serológico e fornecimento de equipamento de proteção aos profissionais.
São 10 as medidas para que o regresso da atividade letiva presencial da educação pré-escolar, a 1 de junho, “possa ser feito de uma forma segura e feliz, com o rastreio serológico aos profissionais que terão contacto com as crianças”, divulgou a Câmara Municipal.
Estas medidas do pelouro da Educação, são um “reforço das orientações da Direção-Geral de Saúde e dos planos de contingência dos Agrupamentos de Escolas”.
A autarquia vai realizar um rastreio serológico a toda a equipa de assistentes operacionais, auxiliares de ação educativa, animadores socioculturais e equipa de técnicos Atividades de Enriquecimento Curricular, que vão trabalhar com as crianças, contratados pelo município. A Câmara adiantou ainda que se encontra “disponível para o fazer também aos educadores de infância”.
Em destaque encontra-se a oferta de um panamá com viseira, para uso na escola, a todas as crianças que frequentam a educação pré-escolar. Não é recomendado o uso de máscaras em crianças de idade inferior a seis anos, por isso, a autarquia, considera que “são uma proteção adicional”.
Será, também, fornecido equipamento de proteção individual a à equipa de assistentes operacionais, animadores socioculturais e professores de Atividades de Enriquecimento Curricular.
Serão ainda colocadas fitas sinalizadoras das distâncias recomendadas, no exterior dos estabelecimentos de ensino, assim como dispensadores de toalhetes de papel, sabonete líquido nos WC’s e refeitórios, bem como disponibilizada uma solução antissética de base alcoólica para higienização das mãos.
Quanto ás refeições, serão entregues à porta da escola, já devidamente empratadas e em materiais integralmente descartáveis, por forma a minimizar “a circulação de elementos externos no interior do recinto escolar”.
A autarquia decidiu ainda aplicar desconto de 50% nos serviços de acolhimento e prolongamento das crianças do pré-escolar, entre os dias 1 e 26 de junho e aplicar desconto de 50%, sobre o preço praticado no ano letivo 2028/2019, na atividade “Educação em Férias”, que decorrerá entre o término do ano letivo e o dia 31 de julho.