O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, que o Rei Carlos III foi diagnosticado com cancro. A notícia chega após um internamento de três dias no hospital privado The London Clinic para um tratamento relacionado à próstata, durante o qual foi detetado um “problema separado”. O monarca, que não tem cancro da próstata, de acordo com o Palácio, iniciou um programa de tratamento que levará ao adiamento de seus deveres públicos.
“Os detalhes específicos sobre o tipo de cancro diagnosticado não serão divulgados neste momento”, afirmou um porta-voz do Palácio. O comunicado sublinha ainda que, apesar do tratamento, o Rei continuará a desempenhar as suas funções de Estado e a tratar da documentação oficial, incluindo audiências e reuniões do Conselho Privado.
O Rei Carlos III expressou o desejo de tornar público o diagnóstico para evitar especulações e espera que a partilha da sua situação possa ajudar outros afetados pelo cancro em todo o mundo. O Palácio confirmou que Carlos III está “positivo” quanto ao tratamento e “ansioso” para retomar plenamente suas obrigações reais.