As resoluções de ano novo são, na prática, uma mistura entre um objetivo e um sonho. A sua grande magia é dar um sentido de propósito à rotina diária. O propósito inclui a disciplina e a disciplina e organização, quando bem geridas, podem contribuir para a felicidade.
Atenção! As resoluções não são só para os jovens!
A verdade é que também os mais velhos podem beneficiar, e muito, deste exercício de reflexão e projeção!
Avaliar o estado atual da nossa vida e pensar nos desejos que gostaríamos de alcançar é universal e deve ser encorajado. Há estudos que comprovam o seu impacto positivo na saúde física e mental, dando especial atenção à forma como pode estimular o cérebro e atrasar processos demenciais.
Definir resoluções de ano novo com os seus Idosos permite-lhe partilhar experiências, abre as portas ao tempo em conjunto e faz com que se possam motivar mutuamente.
Deixamos-lhe 3 ideias de resoluções de ano novo que pode planear com o seu Idoso:
- Registar a História da Família. Faça uma cápsula do tempo da sua família: tome nota de relações e familiares distantes, receitas próprias, organize fotografias que possam estar dispersas, procure saber mais sobre o seu familiar mais velho e escreva as histórias que ele partilha consigo. Para além de ser uma ferramenta de convívio muito especial, este processo produz um presente maravilhoso para as gerações futuras.
- Fazer novos Amigos. A depressão e solidão na terceira idade são, por vezes, difíceis de prevenir, no entanto, é possível tomar medidas para as enfrentar. Sair de casa para falar com outras pessoas e criar laços de afeto é fundamental para uma vida mais saudável. Prestar atenção às pequenas conversas no café ou no supermercado, fazer parte de atividades de grupo e fazer voluntariado são formas reais de descobrir outros com características em comum e estabelecer relações duradouras.
- Ensinar/Aprender a utilizar dispositivos eletrónicos e redes sociais. A evolução da tecnologia trouxe-nos possibilidades infinitas de nos relacionarmos com o mundo e os outros. Apesar de todos os perigos inerentes, a Internet é uma ferramenta mágica de conexão, entretenimento e aprendizagem. Aquilo que para as gerações mais novas é praticamente natural, para os mais velhos pode parecer estranho, confuso e difícil. Agende aulas regulares com o seu familiar mais velho e ensine-o a trabalhar com este instrumento. Se também tem alguma dificuldade, recrute um familiar mais experiente e juntos, podem inteirar-se de tudo o que o mundo digital pode oferecer.
Se o seu tempo for reduzido e acreditar que não é capaz de cumprir estas promessas com o seu Idoso, contacte a Culsen® e apoie-se num cuidador profissional e dedicado, pronto a prestar toda a atenção ao seu familiar.
Neste novo ano seja, acima de tudo, um defensor da partilha! Cuide de si e dos outros e divirta-se!