“Pontos Finais”, de Rita Rocha, faz parte do alinhamento da 1.ª semifinal do Festival da Canção 2024.
Desde a sua apresentação ao público no The Voice Kids em 2021, Rita Rocha tem vindo a construir uma carreira de sucesso no panorama musical português. O lançamento do seu single de estreia “Mais ou Menos Isto”, que alcançou o estatuto de platina, marcou o início de uma trajetória ascendente para a artista. Em 2022, destacou-se ao atuar no palco principal do MEO Marés Vivas e no Festival F.
O ano de 2023 viu o lançamento do EP “A Miúda do 319”, que inclui faixas como “Outros Planos” e “Judo”, recebendo uma ampla difusão nas principais rádios nacionais e contando com colaborações de renome como AGIR, Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes. Este sucesso levou à sua distinção como artista do mês de março no MTV Push. Adicionalmente, Rita Rocha contribuiu para a banda sonora da série portuguesa da Netflix, “Rabo de Peixe”, com a música “Into the Void”.
Recentemente, a artista lançou “Amigos com Benefícios”, a primeira faixa do seu esperado álbum de estreia. Coincidentemente, esta estreia aconteceu na mesma semana em que foi anunciada como uma das compositoras selecionadas para o Festival da Canção 2024. A sua participação é particularmente notável, tendo sido uma das seis escolhidas entre 809 candidaturas submetidas ao festival.
Na edição deste ano do Festival da Canção, que marca o 60.º aniversário do evento, a RTP introduz uma novidade: todos os 20 compositores selecionados serão também os intérpretes das suas próprias canções no palco. Esta é a primeira vez que tal acontece desde a reformulação do festival em 2017.
Entre os participantes, 14 foram convidados pela RTP e os restantes seis escolhidos através de submissão aberta ao público. Entre os convidados estão Bispo, Buba Espinho e Cristina Clara, e entre os selecionados por concurso estão FILIPA, João Couto e LEFT.
O festival decorrerá em fevereiro e março, dividido em duas semifinais e uma final, nos estúdios da RTP em Lisboa. A primeira semifinal ocorrerá em 24 de fevereiro e a segunda em 2 de março, com a final marcada para 9 de março. O vencedor representará Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção em Malmo, na Suécia.
1.ª Semifinal (24 de Fevereiro)
- Bispo – “Casa Portuguesa” (Bispo)
- Iolanda – “Grito” (Iolanda)
- Left – “Volto A Ti” (Left.)
- João Borsch – “… Pelas Costuras” (João Borsch)
- Mela – “Água” (Mela)
- Mila Dores – “Afia a Língua” (Mila Dores)
- Nena – “Teorias da Conspiração” (Nena)
- Noble – “Memory” (Noble)
- Perpétua – “Bem Longe Daqui” (Perpétua)
- Rita Rocha – “Pontos Finais” (Rita Rocha)
2.ª Semifinal (2 de março)
- Buba Espinho – “O Farol” (Buba Espinho)
- Cristina Clara – “Primvavera” (Cristina Clara)
- Filipa – “You Can’t Hide” (Filipa)
- Huca – “Pé De Choro” (Huca)
- João Couto – “Quarto Para Um” (João Couto)
- Léo Middea – “Doce Mistério” (Léo Middea)
- Maria João – “Dia” (Maria João)
- No Maka ft Ana Maria – “Aceitar” (No Maka)
- Rita Onofre – “Criatura” (Rita Onofre)
- Silk Nobre – “Change” (Silk Nobre)
A Suécia, que venceu o último Eurovisão com o tema “Tattoo” de Loreen, será a anfitriã do evento em maio, celebrando os 50 anos da sua primeira vitória com “Waterloo” dos ABBA. Portugal, que no ano passado ficou em 23.º lugar com Mimicat e a canção “Ai coração”, espera melhor sorte este ano.