Rodrigo Ferreira da Silva, Presidente da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), foi nomeado vice-presidente do European Council for Motor Trade and Repairs (CECRA).
A ARAN esteve presente no Congresso #CONNECTEUROPE, em Barcelona, onde foram reveladas novas diretrizes e novos modelos de negócio para as empresas do setor, num momento de partilha entre vários players do mercado com a pretensão de um caminho conjunto na adaptação às necessidades de um mundo em constante mutação.
No decorrer do Congresso, realizaram-se 12 workshops, com temáticas como os novos modelos de negócio dos concessionários, as políticas sobre green deal impostas continuadamente, a mobilidade elétrica e o hidrogénio, o mercado de usados, a entrada em vigor de novas regras na área de pós-venda, os novos hábitos de consumo e financiamento, entre outros.
Aproveitando o Congresso, o CECRA decidiu realizar a sua Assembleia Geral anual, elegendo o novo Conselho de Administração, em que Rodrigo Ferreira da Silva, Presidente da ARAN, foi nomeado como vice-presidente. A nova direção do CECRA foi eleita para os próximos três anos e terá como novo Presidente Peter Daeninck, sucedendo a Jean-Charles Herrenschmidt, que encerrou o seu segundo mandato como um dos impulsionadores na organização deste fórum.
Rodrigo Ferreira da Silva afirma que esta eleição “traz uma responsabilidade acrescida para os próximos três anos na defesa dos interesses do setor da distribuição automóvel junto dos decisores europeus. Esta é uma oportunidade única de transmitir as preocupações das empresas, a realidade portuguesa e a problemática que, em muitos casos, é semelhante aos outros países da Europa, com o objetivo de encontrar as melhores soluções a serem propostas a nível europeu.”
O CECRA, criado em 1981, é a Federação Europeia das associações nacionais que representa os interesses dos concessionários e reparadores do setor automóvel europeu, e representa 336 720 empresas que empregam 2,9 milhões de pessoas.