Cristóvão Norte, presidente da comissão política distrital do PSD-Algarve, quer que o novo centro de treinos da Ryanair, que já foi apontado à Maia, seja implantado na região do Algarve.
Depois de Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, ter dito recentemente que a Maia pode acolher novo o centro de treinos da Ryanair, Cristóvão Norte quer que esse investimento seja realizado no Algarve, considerando que poderia ser “estratégico” para a região.
Em comunicado, o social-democrata defende que essa possibilidade reforçaria “o vínculo com a Ryanair na região, já que da mesma, em larga medida, depende uma fatia significativa dos movimentos de passageiros do Aeroporto Internacional de Faro, Gago Coutinho”.
Cristóvão Norte adianta ainda que “se a AMAL se quer fazer mais útil, a par com outras entidades regionais, deve junto do AICEP e da empresa [Ryanair] lutar por um grande investimento que traz emprego e sustentabilidade ao aeroporto e à região”. “Infelizmente, vemos muita passividade e escassa iniciativa. Não podemos esbanjar oportunidades estratégicas como esta”, adianta.
Rui Moreira afirmou recentemente que o Porto não tem capacidade para atender a estas necessidades, mas apontou outros municípios da AMP, como Matosinhos e Maia, que poderiam ter instalações disponíveis para albergar o novo centro de treino.
No entanto, Moreira lembrou que a atração de investimento também depende das instituições nacionais, e que a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) tem competências nessa área.