Kiev, a capital da Ucrânia, poderá ser cercada e atacada esta noite, adiantou Antony Blinken, Secretário de Estado norte-americano. A notícia foi avançada pela CNN americana.
“Acreditamos que Moscovo desenvolveu planos para aplicar abusos generalizados de direitos humanos, e potencialmente ainda pior, ao povo ucraniano”, disse Blinken , citado pela CNN, numa reunião da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
“Durante meses, a Rússia envolveu-se na persecução da diplomacia, enquanto insistia que não tinha intenção de invadir a Ucrânia”, afirmou o Secretário de Estado. “Durante todo esse tempo, o Kremlin preparou este ataque a sangue frio, cuja escala não era vista na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.”
“Toda a comunidade internacional vê agora, claramente, o completo abandono e abdicação da Rússia pelos compromissos que assumiu com o mundo. E nunca o esqueceremos”, acrescentou.
De recordar que Blinken tinha avançado nesta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, que seria expectável que, na madrugada do dia 23, a Rússia avançasse com um ataque militar.