A Ryanair anunciou, esta quarta-feira, dia 21 de dezembro, o maior lançamento de novas rotas de Verão de sempre a partir do Aeroporto Sá Carneiro.
A Ryanair anunciou em comunicado onze novas rotas a partir do Aeroporto de Pedras Rubras, incluindo Estocolmo, Trapani e Breslávia. A Ryanair vai basear dois aviões adicionais no Porto e Faro (4 no total) a partir do Verão’23, representando um investimento de 400 milhões de dólares em Portugal regional e criando 120 novos empregos locais altamente remunerados.
Segunda a empresa, o crescimento continuado no Porto é um resultado direto da intervenção da ANAC, a entidade reguladora pela aviação nacional, para impedir que a ANA (Aeroportos de Portugal) introduza taxas aeroportuárias excessivas nos seus aeroportos. Lamentavelmente, a intervenção da ANAC não foi suficientemente longe noutros locais, tendo Lisboa, Madeira e Açores aumentado significativamente as taxas, colocando, para além dos encargos excessivos, uma nova ameaça ao crescimento do turismo em Portugal, sob a forma de impostos ETS.
Estes impostos ETS visam injustamente os voos de curta distância e que foram recentemente propostos para incluir as regiões ultraperiféricas da UE, incluindo a Madeira, a partir de 2024. Se aprovado, os turistas enfrentarão custos mais elevados quando visitarem a Madeira versus outros destinos de férias não europeus, o que significa que a ilha irá provavelmente perder visitantes para destinos não comunitários, como Marrocos, Turquia e Jordânia, que estão isentos do pagamento de impostos ETS.
De acordo com o comunicado, a Ryanair tem tido impacto na recuperação do turismo em Portugal, com uma contribuição notável de mais de 15 mil milhões de euros para a economia portuguesa nos últimos 20 anos, tal como recentemente quantificado por um relatório independente da PwC.
O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, disse:
“Temos o prazer de anunciar hoje o nosso maior horário de Verão de sempre para Faro e Porto com 18 novas rotas (121 total) e a adição de 4 novos aviões (400M de investimento), na sequência de taxas aeroportuárias reduzidas em ambos os aeroportos. Lamentavelmente, as taxas aeroportuárias aumentaram significativamente em Lisboa, Madeira e Açores, pondo em risco o crescimento – especialmente para duas economias insulares completamente dependentes do turismo.
Apelamos hoje à ANA e à ANAC para que alarguem a redução das taxas a todos os aeroportos a fim de encorajar o crescimento e impulsionar o turismo, o motor económico nº1 de Portugal.
Para os nossos clientes/visitantes portugueses que irão agora beneficiar do crescimento da Ryanair em Faro e Porto com 18 novas e excitantes rotas a aproveitar este Verão, estamos a lançar uma venda de lugares de 3 dias com tarifas a partir de apenas 29,99 euros que devem ser reservados até 23 de Dezembro para viagens de Abril a Outubro do próximo ano”.
Para o Verão de 2023, a Ryanair vai ter, a partir do Aeroporto Sá Carneiro, destinos como:
- Bristol (Inglaterra);
- Castellon (Espanha);
- Leeds (Inglaterra);
- Maastricht (Países Baixos);
- Nimes (França);
- Shannon (República da Irelanda);
- Estocolmo (Suécia);
- Estrasburgo (França);
- Trapani (Itália);
- Turim (Itália);
- Wroclaw/Breslávia (Polónia);