Sabe que existe um Dístico de Residente que lhe permite estacionar nas zonas de estacionamento pago na Cidade da Maia? O Notícias Maia explica-lhe como pode ter acesso a este livre trânsito do estacionamento.
Se vive na Maia pode ter acesso a um Dístico de Residente que lhe permite estacionar nas zonas de estacionamento de duração limitada. Para isso tem de preencher os requisitos estipulados pela Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia (EMEM) e requerer o dístico nos serviços da empresa municipal.
O dístico tem o valor de € 9,23 e permite-lhe estacionar durante dois anos.
Para isso é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Pessoas singulares desde que o fogo onde têm domicílio principal e permanente e onde mantêm estabilizado o seu centro de vida familiar seja utilizado para fins habitacionais;
- Se localize dentro de uma zona de estacionamento de duração limitada;
- Não disponha de lugar privativo de aparcamento (garagem). Caso disponha de mais de uma viatura e de um único lugar privativo de aparcamento, poderá ser concedido dístico de residente à(s) demais viatura(s), mas com o limite de 3 dístico por habitação, cabendo a apreciação ao Conselho de Administração.
- Ser proprietário do(s) veículo(s) automóvel(eis), adquirentes com reserva de propriedade ou locatárias em regime de locação financeira ou aluguer de longa duração.
- Não se encontrando em nenhuma das situações descritas mas seja usufrutuário de veículo automóvel associado ao exercício de atividade profissional com vínculo laboral desde que a entidade patronal não disponha de instalações em zonas de estacionamento de duração limitada.
- Preenchimento de impresso próprio a solicitar nos serviços da Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, EM ou emem.cm-maia.pt e pagamento da taxa de € 7,50 acrescida de IVA (validade 2 anos);
O dístico de residente para os moradores no centro da cidade, permite o estacionamento em toda a Zona 1 (Centro da Cidade), excluindo a zona 2 (Aeroporto).
[notícia atualizada às 11.56 do dia 15 de janeiro] Tendo sido contactados por vários leitores, fomos informados de que o Dístico é apenas para moradores. Não foi possível contactar a EMEM até o momento.