Assegurar um crédito automóvel constitui um importante passo rumo à aquisição da viatura dos seus sonhos, mas saiba que o processo poderá ser burocraticamente complexo e até relativamente intimidante, em especial no que toca à compreensão de toda a documentação de que necessita para solicitar o empréstimo.
Foi a pensar na sua merecida paz de espírito que se procedeu ao trabalho de investigação que normalmente recairia sobre si, para que possa sentir-se confortável quando estiver a ponderar pedir um crédito automóvel e necessitar de conferir quais são, então, os documentos essenciais a apresentar para que seja bem-sucedido na obtenção do seu empréstimo.
Comprovativos de dados pessoais
O processo inicia-se pela confirmação dos seus dados mais elementares, a saber:
· Identificação
Pode comprovar a sua identidade através de documentos como o Cartão de Cidadão, o antigo Bilhete de Identidade ou um passaporte.
· Local de residência
O comprovativo da sua morada pode ser feito através da fatura mais recente de serviços básicos como energia (eletricidade e/ou gás) ou água e saneamento ou serviços complementares como telecomunicações.
Apresentação de declarações de rendimentos e situação fiscal
Um dos elementos-chave para a solicitação de um crédito de qualquer tipo consiste precisamente em fazer prova em como o contraente dispõe, de facto, de meios para conseguir reembolsar a entidade credora; este passo requer a apresentação dos seguintes documentos:
· Recibos de vencimento
Deve apresentar os seus três recibos de vencimento mais recentes, de modo a poder comprovar que a sua situação financeira é estável e que os seus rendimentos são regulares e consistentes.
· Extratos bancários de contas à ordem
A exibição dos extratos bancários dos últimos três meses das suas contas à ordem explicita o seu comportamento financeiro, algo que serve simultaneamente para ilustrar a sua capacidade de gestão dos seus rendimentos e para fornecer à entidade credora uma perspetiva mais alargada do seu bem-estar financeiro.
· Declaração de vínculo laboral
Este é um documento que comprova tanto a sua atual situação profissional como a antiguidade do seu vínculo, algo que contribui apenas para assegurar uma vez mais o credor de que dispõe de uma fonte de rendimentos estável.
· Declaração de IRS respeitante ao ano fiscal anterior
A sua declaração de Imposto Sobre o Rendimento de Pessoas Singulares, independentemente de ter sido entregue à Autoridade Tributária de forma automática ou através do preenchimento e da submissão de uma minuta de modelo 3, contém a soma dos seus rendimentos globais sujeitos à coleta, a par dos gastos que efetuou numa variedade de setores e que estiveram sujeitos a uma taxa de IVA, desde despesas gerais e familiares a passes mensais de transportes públicos.
A submissão deste documento à apreciação da entidade credora confere uma perspetiva ainda mais global do seu comportamento financeiro, certificando o seu bom nome perante a instituição de crédito com o aval do Fisco.
· Fatura pró-forma com identificação do automóvel
O supramencionado documento identifica a viatura que pretende adquirir, constando do mesmo elementos como o número do quadro (também conhecido por VIN – Vehicle Identification Number), que fornece informação relativamente à marca, ao modelo e ao ano de matrícula do veículo.
Submissão do seu historial financeiro
Por último, mas seguramente não menos importante, deve apresentar o seu histórico de solicitação e respetivo reembolso de créditos, uma vez que este fator irá impactar significativamente o resultado do seu pedido de crédito.
· Mapa de responsabilidades de crédito
Este é um documento emitido pela Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal e que pode ser solicitado diretamente pela entidade credora; quanto maior for a sua pontuação neste documento, maior será a probabilidade de assegurar a contração de um empréstimo, podendo até obter margem de manobra suficiente para conseguir negociar a taxa de juro aplicável.
Não deve esquecer-se nunca, naturalmente, de que cada tipo de crédito tem as suas características, assim como as entidades que os disponibilizam, pelo que esta lista poderá variar consoante uma miríade de circunstâncias.
Considerações finais
Como lhe dizíamos no princípio, apesar de o processo de obtenção de um crédito automóvel parecer assustador, estar preparado para apresentar toda a documentação requerida acabará por facilitar em muito todo este percurso.
Certifique-se, por isso, de que reúne todos os documentos necessários antes de iniciar o seu pedido, de modo a tornar esta logística um pouco mais célere.
Lembre-se de que a chave para um pedido de crédito automóvel bem-sucedido está na apresentação clara e precisa de um retrato panorâmico do seu bem-estar financeiro, o que constitui uma prova assente de que reúne os meios necessários para proceder ao reembolso do empréstimo.
Tome o seu tempo e aborde aquele que lhe parecer o melhor acordo com toda a confiança – o automóvel dos seus sonhos estará mais perto do que julga!