A resposta da Santa Casa da Misericórdia da Maia vai ajudar as famílias maiatas beneficiárias de apoio alimentar a ter uma alimentação mais saudável e a reduzir o desperdício.
A Santa Casa da Misericórdia da Maia, através do projeto RE(CRIAR), acaba de ser premiada com uma bolsa no valor de 9300€ pela Fundação Auchan para a Juventude. Trata-se de uma bolsa atribuída a projetos de responsabilidade social.
Além da instituição maiata, a Fundação atribuiu mais 12 bolsas numa ação que, ao todo, significou o investimento de 123 mil euros.
No caso da Maia, esta bolsa será entregue à Santa Casa da Misericórdia da Maia que, através do projeto RE(CRIAR), vai promover a capacitação e o acompanhamento psicossocial de crianças, jovens e respetivas famílias, com vista à promoção e incorporação de bons hábitos alimentares.
Entre as atividades previstas, que irão abranger 50 crianças, estão ações de sensibilização, workshops práticos nos domicílios e na loja, concursos culinários e jogos didáticos.
Ao NOTÍCIAS MAIA, Helena Ribeiro, Coordenadora do RE(CRIAR), explica que este projeto pretende promover uma alimentação saudável, a redução do desperdício e ainda a capacitação dos jovens voluntários. A iniciativa já arrancou e terá a duração, para já, de um ano.
Na prática, este projeto vai contar com a ação de voluntários, estudantes de culinária e pastelaria da PsiPorto, que vão a casa das famílias que recebem apoio alimentar do RE(CRIAR) ajudar a produzir refeições mais saudáveis. Tudo isto pensando nos alimentos que são recebidos pelas famílias e com a ajuda de um chef de cozinha e de uma nutricionista.
Sobre a aplicação do dinheiro recebido, Helena Ribeiro explica que vai ser investido em equipamento especifico e nos honorários do chef.