O Governo certificou o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, que liga as cidades do Porto e Valença, por reconhecer a sua “importância histórica e cultural”. Desta forma, a Maia torna-se passagem para dois dos três caminhos certificado em Portugal. O anúncio foi feito esta quarta-feira, 2 de fevereiro.
Com uma extensão de 138 quilómetros, o Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.
Além do Caminho da Costa, está certificado também o Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, e o Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar, Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para a região Norte. É neste segundo que podemos encontrar novamente o concelho da Maia.
A certificação do Caminho da Costa deve-se, justificou o Governo, ao “elevado valor patrimonial dos traçados históricos do Porto e de Viana do Castelo”, à “autenticidade e integridade do itinerário, densidade do património edificado e beleza paisagística da envolvente”.
“O pedido de certificação tem a concordância dos municípios atravessados e apresenta condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação”, refere um comunicado conjunto das duas secretarias de Estado, hoje divulgado.
O processo de certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional foi iniciado em 2019, com o objetivo de “salvaguardar, valorizar e promover” aquela rota milenar.