As festividades em Honra de Santo António da Guarda de 2023 vão ter, quase 20 anos depois, a vertente religiosa e a vertente de arraial popular, com início marcado para domingo, dia 11 de junho.
A primeira atividade será uma caminhada de angariação de fundos, coorganizada com o G. D. Leões da Guarda, sendo que os momentos mais importantes do programa religioso e do arraial popular são:
Programa religioso
- Dia 18:
11H00 – Missa Solene em Honra de Santo António;
16H00 – Procissão em Honra de Santo António.
Programa de arraial popular
- Dia 16:
22H00 – Atuação de Augusto Canário e Amigos; - Dia 17:
22H00 – Atuação do grupo Toka e Dança.
De acordo com a organização, a Comissão de Festas de Santo António da Guarda de 2023 é composta por membros jovens e é responsável pela organização do evento. Além disso, nos últimos 6 meses, promoveu a colocação de uma nova porta na capela e a pintura interior e exterior da mesma.
A Festa de Santo António é realizada há séculos no lugar da Guarda, no largo adjacente à capela de Santo António, no dia 13 de junho e no fim de semana seguinte.
Durante algum tempo, a festa não manteve sempre a mesma forma, alternando entre a dimensão estritamente religiosa e a dimensão de arraial popular.
Nos últimos 20 anos, a festa ocorreu principalmente na sua vertente religiosa e, devido à pandemia de COVID-19, até mesmo essa dimensão foi afetada.
No entanto, é uma tradição querida do lugar da Guarda e da freguesia de Moreira, que agora está sendo revitalizada por um grupo de jovens de Moreira e Vila Nova da Telha, com o apoio de pessoas mais velhas que se lembram com saudade das festividades de tempos passados.