Foi anunciado na quarta-feira, dia 31 de maio, que as festas de São João, no Porto, terão um custo de 615 mil euros, com eventos distribuídos pelos jardins do Palácio de Cristal, Largo Amor de Perdição e praça da Casa da Música. O espetáculo de fogo-de-artifício terá uma duração de 16 minutos.
O programa das festividades inclui concertos a partir das 22:00 com Emanuel e Cláudia Martins & Minhotos Marotos, no Largo do Amor de Perdição. Nos jardins do Palácio, haverá atuações de Miguel Araújo e do grupo Fogo Fogo. Já na Praça da Casa da Música, irão atuar David Bruno e Moullinex.
O espetáculo de fogo-de-artifício, que sempre marca a noite da maior festa do Porto, terá a duração de 16 minutos e será lançado das margens do rio Douro e de barcaças.
Reaberto em setembro de 2022, o Mercado do Bolhão terá também um papel significativo nas comemorações, recebendo a Cascata Comunitária de São João, em exposição entre 20 de junho e 01 de julho.
A programação inclui ainda concertos de Quim Barreiros, Leandro, Augusto Canário, Diapasão e Sons do Minho, num conjunto de espetáculos que abrangem o folclore e que decorrerão nos dias 16, 17, 18, 23 e 24 de junho em todas as freguesias da cidade.
As tradicionais rusgas ocorrerão a 1 de julho, com a participação de várias associações e coletividades da cidade, num percurso que terá início às 17:00 na Rua de Passos Manuel e terminará às 18:00 na Praça General Humberto Delgado, junto à Câmara do Porto.
Segundo Rui Moreira, o “orçamento global para a festa em 2023 é de 615 mil euros”.
A câmara municipal divulgará nos próximos dias o plano de mobilidade e as restrições de trânsito para a Noite de São João.