Na tarde de terça-feira, dia 22 de fevereiro, a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos, em representação do Presidente da Câmara Municipal, Silva Tiago, acompanhou a visita da Secretária de Estado para a Integração e as Minorias, Cláudia Pereira, à Fundação ALLAMANO, designada como Centro Missionários da Consolata, localizado na freguesia de Águas Santas, na Maia.
Ao longo da visita foi destacado o bom funcionamento deste Centro, bem como outras dimensões do trabalho desenvolvido pela Fundação ALLAMANO. A Fundação ALLAMANO foi criada com o objetivo de acompanhar e de intervir socialmente através de práticas sociais que visam promover e contribuir para a inclusão, a melhoria do bem-estar e a qualidade de vida dos grupos mais vulneráveis da sociedade. Os Missionários da Consolata, em Águas Santas, acolhem migrantes escapados da violência dos seus países, nomeadamente jovens adultos e oriundos de dez países como Camarões, Gâmbia, Gana, Guiné Bissau, Libéria, Nigéria, Paquistão, Senegal, Serra Leoa e Togo.
No âmbito do projeto do Alto Comissariado para as Migrações, em sintonia com o SEF, trata-se de uma parceria com o Alto Comissariado para as Migrações e em articulação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, onde os refugiados são acolhidos por um ano e meio (18 meses) , com o objetivo de serem integrados na nossa sociedade. Durante esse período recebem alojamento, alimentação, vestuário, educação (aulas de Português, sobretudo), apoio social e psicológico, apoio jurídico e processual, com vista à socialização e empregabilidade.