A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) assinala na semana de 16 a 23 de maio a Semana da Hipertensão, uma iniciativa que organiza pelo 3º ano consecutivo com o objetivo de sensibilizar os portugueses para esta doença, alertando-os para a importância de medir e controlar a hipertensão arterial (HTA).
De modo a repetir o ano passado, durante a Semana de Hipertensão, vão decorrer ações de sensibilização através de canais digitais para chegar a todos, além de iniciativas de rastreio e informativas, no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
A Semana da HTA acontece sempre por ocasião do Dia Mundial da Hipertensão a 17 de maio, assinalado mundialmente pela World Hypertension League (WHL), que visa uma maior consciencialização sobre a HTA em toda a população no mundo, sempre com a assinatura “Meça sua pressão arterial, controle-a, viva mais”.
Conhecida como a “doença silenciosa”, em Portugal, a HTA afeta cerca de 42% da população. Apesar de assintomática, esta doença está ligada a patologias cardiovasculares graves, com taxas de mortalidade ou incapacidade elevadas.
Luís Bronze, presidente da SPH refere que “em Portugal, apesar de quase 75% dos hipertensos estarem sob medicação, o controlo chega a pouco mais de 40%, e em grande parte este problema é causado pela falta de adesão à terapêutica. Por isso, é fundamental que, com a normalização dos serviços de saúde, após dois anos de pandemia COVID-19, os doentes voltem às consultas para garantir um melhor acompanhamento e tratamento adequado. As idas ao médico são essenciais porque servem também para motivar os doentes a aderir à terapêutica e a consciencializá-los para os fatores de risco coadjuvantes. Estas são medidas indispensáveis para controlar esta pandemia silenciosa que é a hipertensão”.
Assim, a SPH associa-se ao May Measurement Month (MMM – Maio, o mês da medição), uma iniciativa da International Society of Hypertension (ISH), paralelamente apoiada pela World Hypertension League (WHL), que tem como objetivo continuar a sensibilizar a população para a necessidade de medir a pressão arterial (PA) com alguma regularidade.
Este ano, o objetivo é potenciar os rastreios de HTA em Portugal, a juntar aos restantes países que por todo o mundo colaboram com a WHL. Entre 2017 e 2019 já foram realizadas medições de PA a mais de 4 milhões de pessoas por todo o mundo.