[atualização 12h20, 20/12/2021] Por motivos relacionados com o estado do tempo e uma vez que a cerimónia estava programada para o exterior, a inauguração foi cancelada e realizar-se-á em nova data, que será oportunamente anunciada.
A exposição BIODIVERSIDADE URBANA NA MAIA é apresentada ao público na Quinta dos Cónegos, na Maia, dia 20 de dezembro, no âmbito da parceria entre o Município da Maia e a Fundação de Serralves.
Esta iniciativa integra-se no Programa de Exposições Itinerantes de Serralves, exposições especificamente selecionadas para os locais de exposição, com o objetivo de tornar este acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país, informou esta sábado a assessoria de imprensa da Fundação Serralves.
Este programa percorre o país, apresentando diferentes exposições e obras em mais de 30 municípios, cumprindo assim a missão da Fundação de Serralves de apoio efetivo à descentralização da oferta cultural.
A exposição “Biodiversidade urbana na Maia” procura comunicar a biodiversidade presente nos espaços urbanos da cidade, através da fotografia e sensibilidade artística do autor Jorge Sarmento – um convite à promoção da literacia do olhar e do conhecimento sobre a fauna e flora locais, pode ler-se.
“Os espaços urbanos constituem paisagens muito complexas, que sustentam uma diversidade de habitat singular, que embora sob a pressão e stress da ação antrópica, acolhem e promovem a biodiversidade, desempenhando funções essenciais e serviços de ecossistemas determinantes para a existência de vida e para a saúde e bem‐estar do ser humano”, explica a nota informativa.
“Atualmente, a sustentabilidade ambiental dos espaços urbanos constitui assim, um dos mais importantes desafios ao nível do planeamento, resiliência e sustentabilidade das cidades”, remata.