A californiana Citcon, usada em 30 mil lojas, permite pagamentos online e offline via carteiras digitais e meios alternativos.
A Sonae IM, sediada na Maia, concretizou o primeiro investimento numa fintech (empresa de tecnologia e inovação aplicada na solução de serviços financeiros), avançou o ECO.
O investimento na empresa californiana Citcon foi de 30 milhões de dólares (25,8 milhões de euros). A Citcon, fundada em 2015 e presidida por Chuck Huang, tem como clientes grandes empresas como a L’Oréal ou a Revolve.
Como explica o ECO, a empres Citcon, que já está implementada em mais de 30 mil lojas, permite aos retalhistas aceitarem mais de uma centena de métodos de pagamento diferentes, incluindo carteiras digitais (mobile wallets) como a Paypal e a Alipay, sistemas de pagamento locais e cartões de crédito tradicionais, através de uma única plataforma de integração.
“Disponibilizar acesso a novos métodos de pagamento está a tornar-se uma necessidade para retalhistas e comerciantes, motivada pela forte adesão dos consumidores a wallets e outros meios alternativos aos cartões de crédito. A Citcon tem a melhor plataforma do mercado, fácil de integrar (…) e acreditamos que tem condições para se tornar líder de mercado”, explica Manuel Queiroz, diretor de investimentos da Sonae IM, citado pelo ECO.
Com cerca de 40 investimentos diretos, a Sonae IM engloba participações em mais de três dezenas de empresas, desde as fases iniciais às de crescimento. Contabiliza mais de 135 milhões de euros investidos nos últimos 15 anos, concentrados em três áreas estratégicas: cibersegurança, infraestrutura digital e tecnologias aplicadas ao retalho.