Nos primeiros três meses do ano, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto verificou um aumento significativo na procura do modo autocarro e no modo carro elétrico, atingido 84% da procura neste período.
No modo autocarro, na análise realizada ao primeiro trimestre de 2022 face a 2019, constatou-se que janeiro representou 77% da procura do mesmo mês de 2019. Fevereiro, por sua vez, assumiu 83% e março atingiu os 92%, na mesma análise comparativa.
Em termos de máximos diários, importa destacar o dia 18 de março de 2022 com a presença de 242 mil passageiros, atingindo o número mais elevado desde o início da pandemia.
Em relação às linhas de elétricos históricos da cidade do Porto que são, tradicionalmente mais frequentadas por estrangeiros, os números conseguem ter ainda uma maior expressão.
Assim, é importante realçar que os anos de 2020 e 2021 são considerados anos atípicos, não podendo entrar nas conversas comparativas ao nível da procura face à situação pandémica que o país enfrentou e aos diversos condicionalismos inerentes.
Em termos de oferta, é importante ainda salientar que a STCP esteve sempre a trabalhar com todas as linhas de autocarro (69) e linhas de elétrico ativas, de modo a garantir a prestação do melhor serviço aos utilizadores dos seis concelhos onde a STCP realiza operações (Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e Vila Nova de Gaia)