A STCP vai comprar 48 autocarros elétricos, num contrato de 19,26 milhões de euros com a empresa Energia Fundamental, que representa a Zhongtong Bus.
Muitos autocarros da STCP estão em fim de vida, já a precisar de serem renovados ou até mesmo substituídos. O início de 2023 trouxe uma novidade revelada pela STCP. A transportadora rodoviária do Porto e de outros cinco municípios adjudicou um contrato de 19,2 milhões para a compra de 48 novos autocarros, todos eles 100% elétricos.
A primeira unidade chegará em setembro de 2023, sendo que a empresa chinesa tem até ao final do mês de novembro, de forma faseada, para entregar as restantes 47 unidades.
Os 48 novos autocarros, com 12 metros de comprimento e cerca de 370 quilómetros de autonomia, vão servir para substituir a frota em fim de vida, mas também para reforçar o parque de material da transportadora, segundo o comunicado divulgado nesta terça-feira.
Para além da chegada de novos autocarros, o contrato assinado entre a STCP e a empresa chinesa inclui a instalação de uma nova estação de carregamento na estação de recolha da STCP da Via norte, prevista para “finais de agosto”.
O contrato com a fabricante chinesa foi assinado por um valor inferior a 20 milhões de euros, um valor abaixo do que estava inicialmente programado no concurso público lançado no final de setembro e cujo prazo para aceitação de propostas chegou a ser prorrogado. Do montante total, cerca de 8,4 milhões de euros foi financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).