A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lançou um concurso público internacional, no valor de 20 milhões de euros, para adquirir 48 autocarros elétricos. A empresa pretende ainda o fornecimento de equipamentos de carregamento.
Segundo o anúncio publicado no Diário da República nesta segunda-feira, a STCP quer comprar 48 autocarros de propulsão elétrica autónoma de cerca de 320 km, para transporte de passageiros (categoria M3 classe I).
Na segunda componente do concurso, a STCP pretende o fornecimento de equipamentos de carregamento elétrico, constituído por 24 carregadores duplos, que deverá ficar localizada na Estação de Recolha da Via Norte. O valor do procedimento é superior a 20 milhões de euros, sendo o prazo de execução do contrato de três meses.
Com a aquisição destes novos veículos, a frota de autocarros elétricos da STCP passará a ser de 68, substituindo 24 autocarros já em fim de linha, adicionando outros tantos 100% livres de emissões.
Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP, refere, em comunicado, que “estas duas medidas irão contribuir para a sustentabilidade das nossas contas e para uma maior resiliência nos contextos mais adversos que se vivem atualmente. Graças ao apoio dos nossos seis acionistas e ao PRR, que suportam este investimento, a STCP tem a oportunidade de avançar, a modo rápido, em direção à descarbonização da operação e de desagravar, assim, as alterações climáticas”.
Em 2021, a STCP transportou cerca de 51 milhões de passageiros, um aumento de 3,6% face aos 49,2 milhões transportados em 2020, ao longo dos seis concelhos onde realiza operações (Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e Vila Nova de Gaia).