A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto deu a conhecer, na sexta-feira, dia 24 de março, os horários que vão ser aplicados na Páscoa, quer no modo autocarros, quer no modo elétricos históricos.
A STCP vai adotar o horário de “férias escolares” aos dias úteis, e como aconteceu nas pausas letivas de natal e carnaval, existem municípios que vão assumir um período de férias diferente, pelo que o ajuste da operação é realizado de forma a responder à procura nos seis concelhos (Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo).
Desta forma, entre os dias 3 e 5 de abril, vigorará na STCP o horário de “férias escolares”, à exceção das Linhas “900s”, que servem Vila Nova de Gaia, que vão manter a frequência habitual nestes dias.
A partir do dia 6 de abril, e até ao dia 14 (inclusive), toda a rede assumirá o horário de “férias escolares”. Já na Sexta-Feira Santa, dia 7 de abril, a STCP vai adotar os horários de “sábado”, havendo maior oferta em relação aos horários praticados nos feriados, que costumam responder à frequência horária de domingo.
Com o regresso das aulas em todos os concelhos, marcado para o dia 17 de abril, a Rede STCP retomará o horário “normal”.
Elétricos históricos
Os elétricos históricos alteram a oferta já este domingo, com o serviço a ser realizado até mais tarde. A Linha 1 (Infante – Passeio Alegre) inicia pelas 9h00 e o da Linha 18 (Carmo – Passeio Alegre) pelas 9h45, com partidas do Infante e Carmo e frequências de 20 e 30 minutos, respetivamente.
A última viagem diária de cada uma destas linhas tem o destino de Massarelos, paragem em frente ao Museu do Carro Eléctrico, e tem como horário de partida 20h35 (Infante) e 18h45 (Carmo).