A semana que se inicia promete trazer um aumento nos preços dos combustíveis, afetando tanto a gasolina como o gasóleo, segundo avança o Jornal ECO. A medida surge em resposta às flutuações no mercado internacional do petróleo e às variações cambiais.
A partir da próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, os condutores serão confrontados com um incremento de 2,5 cêntimos por litro no preço do gasóleo e de 1 cêntimo por litro no preço da gasolina. Esta alteração dos preços reflete as tendências do mercado petrolífero brent e as influências do mercado cambial sobre o custo final ao consumidor.
Dados recolhidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) indicam que, até à data, os preços mantiveram-se estáveis, com o litro de gasóleo simples a custar em média 1,606 euros e o de gasolina simples 95 a 1,688 euros. Estes valores contemplam as reduções de impostos temporárias, atualmente em vigor, que correspondem a uma diminuição de 25 cêntimos por litro no gasóleo e de 26 cêntimos por litro na gasolina.