Há três idosos hospitalizados e já duas mortes a lamentar.
O surto de covid-19 identificado no lar Professor Vieira de Carvalho, da Santa Casa da Misericórdia da Maia, conta agora com 14 utentes recuperados e 15 ainda infetados.
Recorde-se que este surto foi noticiado há alguns dias e dava conta de 51 pessoas infetadas, entre funcionários e utentes. O surto de covid-19 neste lar já provocou a morte de dois utentes, que ocorreram em 16 de outubro e no dia 2 de novembro.
À data deste dia 6 de novembro, segundo declarações do diretor técnico prestadas à Lusa, já 14 utentes do lar recuperaram da infeção pelo novo coronavírus. Apesar dos recuperados, há ainda 15 casos positivos, três dos quais hospitalizados, num quadro clínico “estável”.
Em declarações à Lusa, Nuno Magalhães confirmou estes números e explicou que, numa segunda ronda de testes efetuados aos utentes, foram identificados “três novos casos” positivos, dois referentes a utentes que no primeiro rastreio tiveram resultado negativo e outro referente a um utente internado numa unidade hospitalar.
Do total de utentes, 19 testaram negativo ao novo coronavírus, que provoca a covid-19. De notar que os casos negativos e positivos encontram-se alojados em pisos diferentes da estrutura.
Além dos utentes, 25 colaboradores, num universo de 78, também testaram também positivo para o novo coronavírus. Segundo o diretor técnico, a instituição aguarda ainda o resultado dos novos testes de despiste ao SARS-CoV-2 realizados aos funcionários.
Enfermeira na UCI Covid descreve como viveu o seu primeiro óbito