Entre os meses de julho e agosto, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, na Maia vai ter disponível mais dez voos semanais diretos para Zurique e mais quatro para Genebra, numa operação comandada pela companhia aérea Swiss International Air Lines (Swiss), que pertence ao Lufthansa Group.
Esta aposta na cidade vem responder aos apelos do município face ao “desinvestimento” da TAP e à necessidade de “atrair outras companhias aéreas” para a região. “Em breve, vamos apresentar ao Governo algumas soluções que encontrámos, já que não se consegue ter as ligações asseguradas pela companhia aérea portuguesa TAP“, anunciou a Vereadora com o Pelouro do Turismo e da Internacionalização da Câmara do Porto, Catarina Santos Cunha, citada pelo Jornal ECO.
Com a adição de mais 14 voos diretos, a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, esta medida surge como uma lufada de ar fresco para Catarina Santos Cunha. O município tem estado numa “luta” constante para conseguir posicionar a cidade e chamar à atenção de mais companhias aéreas, sobretudo desde o “desinvestimento” da TAP no aeroporto localizado no concelho da Maia.
Para a vereadora do município do Porto, este reforço “é um reconhecimento de como temos crescido face ao resto do país, mesmo em termos de turismo. Faz parte da estratégia que estamos a desenvolver e que será brevemente comunicada na procura de um turismo mais bem posicionado, com a preocupação na internacionalização, nas visitas de negócios”.
“O mercado da Suíça interessa. Além disso, esta companhia aérea tem ligações internacionais para outros destinos do mundo que são relevantes para nós”, afirmou a vereadora do município do Porto ao mesmo Jornal, lembrando que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi recentemente distinguido pelo Airport Council International com o prémio de ‘Best European Airport 2022’.
“Além dos serviços existentes de manhã, meio-dia e noite do Porto para Zurique, a Swiss disponibiliza um voo matinal do Porto quatro vezes por semana desde 1 de julho. O voo LX2069 sai do Porto às 03:05 e chega a Zurique às 06:30, dando aos passageiros um ótimo acesso a uma vasta rede de voos de ligação atraentes do hub Swiss”, anunciou o diretor-geral de vendas Portugal, durante a sessão de apresentação.
A diretora geral do Lufthansa Group para a Europa Ocidental, Júlia Hillenbrand, destacou, por sua vez, “a sustentabilidade como pedra angular do programa de transformação da Swiss”, com “80% menos ruído a ser emitido pelas aeronaves modernas na descolagem em comparação com as construídas há 60 anos”.
Para Genebra, os voos estão disponíveis a partir de 78 euros, ida e volta A tarifa mais barata para um voo de ida e volta para Zurique é de 99 euros.
“Com uma das frotas de aeronaves mais avançadas e eficientes em termos de carbono da Europa, a Swiss é uma companhia aérea de primeira linha que oferece voos diretos a partir de Zurique e Genebra para manter a Suíça ligada à Europa e ao mundo”, terminou a companhia aérea suíça.