A Escola Secundária da Maia está a comemorar os seus 50 anos de história.
Um percurso que teve início num outro regime político, que soube crescer e evoluir com os tempos, acompanhando o despertar da democracia e a afirmação da terra à qual está umbilicalmente ligada – na altura, ainda Vila da Maia, local de passagem, hoje, uma cidade que é destino de cada vez mais famílias, pela qualidade de vida que proporciona, e de cada vez mais empresas, pelo dinamismo e contexto favorável que a distingue, fortalecida por uma comunidade dinamizada por muitos cidadãos que cresceram nas salas de aulas daquela escola.
Obviamente, muitos de nós teremos as nossas recordações dos momentos lá vividos, das histórias que ficaram e das amizades que nasceram, das paixões e dos amores passageiros ou dos que se revelaram eternos.
Era a escola dos professores, uns mais exigentes outros mais simpáticos, dos funcionários que nos marcaram a juventude, dos pavilhões, dos torneios, das festas e de tantos outros momentos.
São tantas as memórias coletivas que, ao escrever estas linhas, me vêm à memoria os locais, as imagens, mas, sobretudo, as pessoas com as quais me cruzei enquanto aluna da nossa querida escola.
Apesar desta bela idade, a escola não envelheceu, antes soube acompanhar os tempos e as evoluções educativas e tecnológicas. Hoje, quem passa o seu portão de entrada encontra uma escola moderna e convidativa, pela qual devemos saber continuar a cuidar para que a sua oferta seja cada vez melhor e mais atrativa, assegurando que ela continua a ser um exemplo de uma escola “à Maia”, ou seja, uma escola na linha da frente daquilo que de melhor se faz no país.
Quis o destino que o cinquentenário da escola onde passei a minha juventude coincidisse com o processo de transferência de competências na área da Educação para as autarquias, numa altura em que tenho em mãos a responsabilidade desse pelouro no nosso Município. Afianço-vos que, nos tempos em que frequentei a Escola Secundária da Maia, jamais me imaginei nesta função, mas, com a mesma segurança vos garanto que, graças ao muito que esta escola me deu, tenho sabido crescer, evoluir e responder aos desafios que me são colocados e, assim, retribuir o que me foi proporcionado.
No que depender de mim, a Escola Secundária da Maia vai continuar no pelotão da frente do desenvolvimento escolar, onde estão, também, as demais escolas da nossa Maia. Somos uma comunidade envolvida e comprometida com o objetivo maior de vermos crescer gerações com futuro.
Obrigado à nossa Escola e a todos os que fizeram e fazem parte da sua história.
Parabéns e muitos anos de vidas felizes!