Nuno Borges, 105.º do ranking mundial de ténis, qualificou-se para o US Open, ao vencer o italiano Francesco Maestreli, 202.º da hierarquia.
Depois de estar em Roland Garros e Wimbledon, o número dois português chegou pela primeira vez ao quadro principal do US Open. Foram três horas e dois minutos de um jogo que foi interrompido três vezes devido à chuva.
O maiato Nuno Borges venceu Maestreli por 3-6, 7-6 (7-4) e 7-6 (10-8), num encontro que terminou quase sete horas desde o seu início.
O tenista de 25 anos, começou por perder o primeiro ‘set’, por 6-3, conseguindo vencer o segundo, no ‘tie-break’, por 7-6 (7-4), após a primeira paragem e de ter estado a perder por 5-3.
No terceiro ‘set’, o italiano quebrou o serviço de Borges, adiantando-se para um 5-3, mas o português recuperou e chegou a dispor de um ‘match point’ quando vencia por 6-5 e estava prestes a conseguir o segundo ‘break’ ao adversário.
Novo ‘tie-break’ e nova recuperação de Borges, que esteve a perder por 6-2 e conseguiu recuperar, para selar o apuramento com 10-8.
O sorteio ditou que o primeiro adversário do tenista luso, esta segunda-feira, será o norte-americano de 19 anos, Ben Shelton (171.º), filho do antigo profissional Bryan Shelton (55.º em 1992) e actual campeão universitário dos EUA, o que lhe valeu um wild card para o quadro principal. Shelton “júnior” despontou no circuito profissional este Verão, derrotando jogadores como Casper Ruud (5.º) e Cameron Norrie (11.º).
Nuno Borges também vai disputar o quadro de pares do US Open com Francisco Cabral, com quem já chegou à segunda ronda de Wimbledon, perdendo para os colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal, que chegaram às meias-finais.
Pedro Sousa e Gastão Elias perderam nas respetivas partidas e falharam o acesso ao US Open, enquanto João Sousa tem entrada direta no quadro principal do major de Nova Iorque.