Ao contrário das regras para os restaurantes, nos estabelecimentos turísticos e de alojamento local as regras são para todo o país.
O Conselho de Ministros decidiu, no passado dia 8 de julho, novas medidas para conter a pandemia numa altura em que se vão intensificar as férias dos portugueses. Os cidadãos vão ter de apresentar teste negativo ou certificado digital para ter acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local no território continental.
Nos concelhos em situação de risco elevado e muito elevado vai ser exigido um teste negativo ou o certificado digital para entrar nos restaurantes à sexta-feira à noite, no fim-de-semana e nos feriados. Na esplanada não é necessário.
Preciso de um teste para entrar no hotel ou alojamento local?
Sim. E aqui a exigência de apresentar teste negativo ou certificado digital de vacinação completa é para todo o continente sem exceção.
Que testes são estes?
Tanto para a restauração como para a hotelaria podem ser apresentados os seguintes testes:
- Teste PCR, realizado até 72 horas antes;
- Teste de antigénio (testes rápidos) realizado nas últimas 48 horas;
- Autoteste – neste caso há duas modalidades: ou é feito nas 24 horas anteriores na presença de um profissional de saúde ou de farmácia que o certifique ou é feito na hora, na presença dos responsáveis por estes espaços.