É a primeira vez que os Jogos Olímpicos não se realizam por um motivo que não seja o de uma guerra.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio já não vão acontecer em 2020. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo Governo japonês em concordância com o Comité Olímpico Internacional (COI) e inclui também os Jogos Paralímpicos. A razão prende-se na pandemia do novo coronavírus.
Esta é a 4ª vez que os Jogos não acontecem no ano previsto e a 1ª vez que são adiados. Em 1916 foram cancelados por causa da 1ª Guerra Mundial e em 1940 e 1944 por causa da 2ª Grande Guerra.
Shinzo Abe, primeiro-ministro japonês, anunciou esta terça-feira que os Jogos Olímpicos serão adiados pelo período de 1 ano. Em comunicado, pode ler-se que a decisão vai ao encontro da posição do Comité Olímpico Internacional e que “isto irá permitir aos atletas competirem nas melhores condições, e vai tornar este evento mais seguro para os espectadores”.
O Comité Olímpico Internacional havia comunicado há uns dias que a decisão iria ser tomada no prazo de 1 mês mas acabou por acelerar a resposta tendo em conta a posição que várias federações, comités olímpicos nacionais e atletas mantinham para que os Jogos fossem adiados.
No mesmo comunicado é referido que a chama olímpica irá continuar acesa no Japão até à realização dos jogos em 2021: “Os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos em Tóquio podem ser uma luz de esperança nestes tempos difíceis e que a chama olímpica pode ser a luz ao fundo do túnel onde o mundo se encontra no presente”. A chama olímpica irá então ficar no Japão e estes Jogos continuarão a ter o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020, mesmo acontecendo em 2021.