No início da semana passada, um homem, com 37 anos, foi detido ao volante de um Mercedes de 80 mil euros, que tinha furtado e era utilizado para se deslocar para a Maia. Há cerca de meio ano, o mesmo homem foi detido por extorquir uma vítima, também na Maia.
No dia 31 de março, o homem avistou um Mercedes topo de gama, no valor de 80 mil euros, estacionado em Lordelo de Ouro, no Porto, e não hesitou em furtá-lo. Desde essa altura, utilizou-o para se deslocar para a Maia, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Póvoa de Varzim, concelhos onde procedia ao furto do interior de várias viaturas que encontrava estacionadas.
Como “modus operandi”, o cadastrado parava o Mercedes junto dos automóveis, partia o vidro e levava tudo o que encontrava no seu interior.
Entre muitas outras coisas que furtava, conseguiu ficar com cartões bancários contactless que, sem ser necessário código de acesso, utilizava para comprar tabaco e bebidas alcoólicas em supermercados, para depois vender no mercado negro para que pudesse alimentar o vício da droga, que comprava no Bairro da Pasteleira Nova, no Porto.
No início da semana passada, quando estava a ser seguido pela GNR de Matosinhos, o homem foi detido ao volante de um Mercedes de luxo, que havia sido furtado. No interior da viatura foram encontrados três telemóveis, um computador portátil, malas, óculos de sol, cartões bancários, roupa e calçado furtado.
O detido está ainda indiciado por ter abastecido combustível no Mercedes e ter fugido das bombas sem efetuar o pagamento.
Esta não é a primeira situação em que o desempregado é detido. Há cerca de meio ano, o homem tinha sido apanhado a extorquir uma vítima, na Maia. Tinha na sua posse imagens íntimas tiradas durante um encontro sexual entre ele e uma amiga sua e exigia receber uma quantia considerável para não divulgar as fotografias e vídeos.
Após ser detido, o toxicodependente foi libertado pelo juiz, tendo ficado sujeito a apresentações periódicas no posto da GNR de Lever, medida de coação que nunca chegou a cumprir. Agora, ficou em prisão preventiva.