Na antevisão ao jogo entre o Barcelona e o Manchester United, a contar para a 2ª mão do playoff da Liga Europa, Xavi chamou Bruno Fernandes de “gajo português”.
Durante a conferência de imprensa, o técnico do clube catalão elogiou o técnico dos “reds” Erik Ten Hag, e alguns jogadores do clube inglês. O cenário em causa passaria despercebido se Xavi tivesse tratado todos da mesma forma, mas o treinador do Barcelona falou de outros três jogadores pelo seu nome mas, na hora de falar sobre o português Bruno Fernandes, chamou-o de “gajo português”.
“[Erik Ten Hag] É muito bom, gosto muito dele. Construiu uma equipa e está a conseguir tirar o melhor dos seus jogadores. Isso diz muito do que ele é. Taticamente é muito bom e sabe lidar bastante bem com o balneário. Está a tirar o talento todo dos jogadores. Vejam o Sancho, o Rashford, o gajo português. E vê também como o Fred está a jogar…”, disse o espanhol, ao ‘The Times’.
Estas palavras de Xavi não caíram bem junto dos adeptos do Manchester United, o que levou a duras reações nas redes sociais: “O Bruno Fernandes tem de marcar um golo decisivo no final do jogo para que ele não se esqueça do seu nome”, escreveu um adepto. Outro escreveu que “está na hora de dar uma lição ao ‘gajo espanhol’ amanhã à noite”.
Maiato decisivo na qualificação para a próxima fase
O confronto entre Manchester United e Barcelona era o jogo mais importante dos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa. Na primeira mão, na Catalunha, o empate a dois golos mostrou a espetacularidade do duelo, mas o encontro desta quinta-feira, em Inglaterra, foi um prolongamento do espetáculo, com a equipa inglesa a sair vitoriosa por 2-1.
Os “Red Devils”, com Bruno Fernandes a titular e Diogo Dalot como suplente utilizado, tiveram a primeira grande oportunidade de golo da partida, mas o capitão do Manchester United permitiu a defesa a Ter Stegen logo aos 3 minutos.
Bruno Fernandes esteve, aliás, muito em destaque na partida e aos 16 minutos cometeu falta sobre Baldé, com a equipa de arbitragem a assinalar penálti. Lewandowski não desperdiçou.
O Barcelona dominou o jogo e o Manchester United só voltou a encontrar-se após o intervalo, com o golo de Fred, assistido por Bruno Fernandes, aos 47 minutos.
Os “Red Devils” continuaram a pressionar e, com outra intervenção de Bruno Fernandes, marcaram o segundo golo num remate de Antony, aos 73 minutos, pouco tempo depois de De Gea ter evitado um segundo golo num cabeceamento de Koundé aos 64 minutos.