O Tribunal de Contas concedeu o visto prévio para a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) comprar 188 novos autocarros, 15 dos quais elétricos e os demais movidos a gás, num investimento de cerca de 92 milhões de euros.
A aquisição dos autocarros, 173 a gás e 15 a eletricidade, já tinha sido formalizada em setembro, altura em que foram assinados os contratos com os fornecedores MAN e Caetano BUS, respetivamente. De acordo com a STCP, os primeiros 35 novos veículos a gás natural deverão entrar em operação já a partir do primeiro trimestre de 2018.
Para evitar agressões por parte dos passageiros, a STCP vai isolar o lugar do motorista, colocando cabinas blindadas em 20 dos novos veículos a adquirir. Estes autocarros com cabine blindada serão utilizados no serviço noturno e em locais problemáticos.
Foi em abril passado que a STCP lançou o concurso público para a aquisição dos 188 novos veículos, no âmbito do acordo com o Governo sobre a transferência da gestão para a esfera dos municípios onde atua. A Maia é um dos seis municípios que desde então participa na gestão da empresa.