A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) celebra a vitória dos seus alunos Rui Brito e Nuno Ferreira no desafio Accelerate Challenge promovido pela Siemens. Este prémio não só oferece aos estudantes uma oportunidade de estágio remunerado e uma viagem educativa à Madeira, como também proporciona à faculdade novas soluções tecnológicas para fortalecer a sua oferta pedagógica.
Uma equipa de alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) destacou-se como a grande vencedora do desafio Accelerate Challenge da Siemens. A dupla, composta pelos estudantes Rui Brito e Nuno Ferreira, deu provas de excelência no desafio que convida jovens talentos a refletir sobre a transição energética.
A final do concurso universitário decorreu na sede da Siemens em Alfragide, onde os projetos das cinco equipas finalistas foram avaliados por um júri especializado. Com a vitória, os alunos da FEUP irão agora beneficiar de um estágio remunerado de um ano numa das áreas de negócio da Siemens Portugal, bem como de uma viagem à Madeira para conhecerem pessoalmente um projeto-referência da Siemens na área da energia.
No entanto, os benefícios da vitória estendem-se para além dos estudantes vencedores. A FEUP receberá também soluções da Siemens da área das infraestruturas inteligentes, permitindo o enriquecimento da sua oferta letiva e a criação de oportunidades de aprendizagem ainda mais avançadas para os futuros estudantes de engenharia.
O desafio Accelerate Challenge, com o apoio de 17 equipas de 10 instituições de ensino distintas, promoveu uma reflexão sobre a transição energética digital atual, desafiando os participantes a conhecer e aplicar soluções tecnológicas da Siemens que contribuem para este processo e que ajudam na descarbonização da economia. Desta forma, o concurso não só fomentou a sustentabilidade, mas também preparou os estudantes para as demandas do mercado de trabalho.
Os vencedores foram selecionados por um júri composto por elementos da Siemens, da Ordem dos Engenheiros, da Direção-Geral de Energia e Geologia e da Energia Técnica, um grupo empresarial de engenharia para edifícios e infraestruturas.
O desafio principal consistia na elaboração de um projeto para uma infraestrutura de energia elétrica, usando todas as capacidades da aplicação SIMARIS, que permite o cálculo e o dimensionamento das redes elétricas, e de outras ferramentas da Siemens. Entre elas, destacam-se o Blueplanet PV design, um software para dimensionamento de produção de energia elétrica a partir de painéis solares fotovoltaicos, e o SICAM A8000, para o dimensionamento do sistema