Os trofenses responderam sim ao presidente da Câmara, Sérgio Humberto, e doaram bens de utilidade para os refugiados que estão a sair da Ucrânia. A Câmara Municipal e várias empresas da zona disponibilizaram carrinhas que, conduzidas por voluntários, vão fazer chegar esta ajuda às fronteiras ucranianas. No caminho de volta, vão trazer 28 refugiados.
O apelo foi feito pelo próprio presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, que pediu bens de primeira necessidade e voluntários para conduzir as carrinhas durante os três dias de viagem até à fronteira da Ucrânia. O objetivo é ajudar quem foge da guerra e em conjunto com a comunidade, foram conseguidas carrinhas e fundos para financiar a viagem, que incluem combustíveis, portagens, alojamento e alimentação.
Já na manhã desta terça-feira, dia 1 de março, o corpo da missão, debaixo de uma salva de palmas, iniciou a longa viagem de 3500 km, que tem o nome de missão Trofa-Ucrânia. Em cada carrinha seguem dois voluntários para ser possível alternar o condutor.
À saída para a viagem, Sérgio Humbeto garantiu que “esta é a primeira de algumas iniciativas” que a Trofa vai dinamizar, garantindo que tem alojamento e os serviços da Câmara estão prontos para iniciar a integração destes refugiados, existindo já acordos com empresários locais para garantir emprego.
Os bens doados incluem mantimentos, produtos de higiene de primeira necessidade, tais como pensos higiénicos, fraldas, toalhitas, cobertores, kispos, garrafas de água, bolachas e enlatados.