Um ‘banhista’ inusitado surpreendeu aqueles que desfrutavam da praia da Baía, em Espinho. Imagens partilhadas nas redes sociais mostram um tubarão de pequeno porte a nadar próximo à costa. Segundo relatos, tratava-se de uma Tintureira (Tubarão Azul) que, após pregar um susto em alguns dos presentes, regressou ao alto mar.
A tranquilidade habitual da praia da Baía, em Espinho, foi interrompida na tarde da quarta-feira, dia 19 de julho, com a presença de um visitante invulgar. Aproximadamente às 14:30h, um tubarão de pequeno porte foi avistado a nadar muito perto da costa, causando surpresa e algum alarme entre os banhistas.
Ver esta publicação no Instagram
As imagens do tubarão, que circulam já nas redes sociais, mostram o animal a mover-se tranquilamente pela água. pelo aspeto tratar-se-á de uma Tintureira (Tubarão Azul), uma espécie que, apesar de raramente representar uma ameaça para o ser humano, é pouco comum nas águas costeiras portuguesas.
De acordo com relatos de testemunhas, o tubarão nadou perto da costa durante alguns minutos, antes de regressar ao alto mar.
Este avistamento ocorre apenas alguns dias após um tubarão-frade ter sido fotografado na zona do parque eólico flutuante offshore, localizado ao largo de Viana do Castelo. A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) revelou, no domingo, imagens do animal na sua página oficial do Facebook.