O Turismo do Porto e Norte, através do seu Conselho Estratégico, lançou um apelo urgente para um maior investimento no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
O pedido de maior investmiento, no aeroporto localizado na Maia, surge numa altura em que a região de Lisboa se prepara para receber um novo aeroporto, com o Norte a reivindicar que não seja esquecido neste contexto.
Bernardo Trindade, presidente do Conselho Estratégico, destacou a importância do investimento no aeroporto, especialmente após um crescimento de 16% em 2023, alcançando 15 milhões de passageiros. Ele sublinha a necessidade de melhorar as condições de serviço ao cliente e a gestão do espaço aéreo, tanto nas áreas terrestres como aéreas, para estar à altura das expectativas da região.
Por outro lado, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, enfatizou a necessidade de evitar repetir os erros cometidos no aeroporto de Lisboa, advertindo sobre os possíveis constrangimentos futuros que poderiam prejudicar seriamente a região e o país.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi recentemente reconhecido pelo Ranking AirHelp Score como o melhor aeroporto português, ocupando a 91.ª posição entre 194 aeroportos avaliados globalmente. Contudo, a queda de 37 lugares no ranking global é vista como um alerta que necessita de ser considerado.
O Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte, órgão consultivo da Entidade Regional e da Agência Regional de Promoção Externa do Turismo do Porto e Norte, espera que estas considerações sejam levadas em conta para garantir o desenvolvimento sustentável e eficiente do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.