O Estado Islâmico emitiu ameaças de realizar ataques durante os jogos da Liga dos Campeões desta semana, afetando encontros em Londres, Paris e Madrid.
O mundo do futebol enfrenta tensão esta semana após o Estado Islâmico (EI) anunciar a intenção de levar a cabo ataques terroristas durante os quartos de final da Liga dos Campeões. Esta ameaça incide sobre partidas que ocorrerão nomeadamente em Londres, Paris e Madrid, segundo o Intelligence Group, uma entidade dedicada ao monitoramento de atividades terroristas.
Através de canais de propaganda como a Fundação Al-Azaim e Sarh al-Khilafah, os jihadistas divulgaram várias imagens, uma das quais acompanhada pela mensagem “Matem-nos todos”. Entre as imagens, destaca-se uma figura encapuzada armada, com os nomes dos estádios onde se disputarão os jogos desta fase do torneio.
Madrid prepara-se para acolher dois importantes confrontos: o Real Madrid enfrentará o Manchester City no Santiago Bernabéu, enquanto o Atlético de Madrid jogará contra o Borussia Dortmund no Cívitas Metropolitano. Em Londres, o Arsenal medirá forças com o Bayern de Munique no Emirates Stadium e, em Paris, o FC Barcelona defrontará o Paris Saint-Germain no Parc des Princes.
O jornal Marca reportou que, até ao momento, a ameaça do EI não provocou mudanças na organização dos jogos em Madrid, cidade que já implementou medidas especiais de segurança para eventos considerados de alto risco. As autoridades espanholas estão a par da situação e deverão decidir sobre a implementação de medidas de segurança adicionais numa reunião agendada para a manhã de hoje.
A UEFA, por sua vez, comunicou que os jogos prosseguirão conforme planeado, garantindo que todas as partidas contarão com “medidas de segurança apropriadas”. O organismo desportivo afirmou também estar em “estreita ligação com as autoridades locais” para assegurar a segurança de jogadores, staff e adeptos.