A UEFA anunciou a aplicação de uma multa de 1,5 milhões de euros ao FC Porto devido a atrasos no pagamento e informações incorretas sobre transações financeiras, com possibilidade de exclusão das competições europeias, dependendo do cumprimento futuro dos requisitos de solvência.
Em comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira, dia 17 de maio, a UEFA confirmou a imposição de sanções financeiras significativas a três clubes portugueses, lideradas por uma multa de 1,5 milhões de euros ao FC Porto. O clube enfrenta ainda uma pena suspensa de exclusão das competições europeias por uma temporada, com a condição de que cumpra os requisitos de solvência para as épocas 2024/25 e 2025/26.
O jornal Record revela que o FC Porto foi notificado a 19 de abril, uma semana antes das eleições que elegeram André Villas-Boas como novo presidente do clube.
O Vitória SC e o Sporting de Braga também foram penalizados com multas de 200.000 euros e 40.000 euros, respectivamente, pelos mesmos motivos. Além destes, outros clubes europeus, incluindo CSKA Sofia, Dínamo Tbilisi, Partizan, Galatasaray, Real Betis, Ordabasy Shymkent, Riga FC e FK Auda, estão entre os sancionados por infrações similares.
O Vitória SC enfrenta uma situação semelhante à do FC Porto, com uma exclusão das competições europeias que está suspensa por uma temporada, sob a condição de aderência aos requisitos de solvência na temporada 2024/25.