Hoje é mesmo a sua última oportunidade para validar e confirmar as faturas de 2017 no portal e-fatura, que vão servir de base às deduções em IRS referentes ao ano passado. Pode fazer diferenças nas deduções a receber.
O prazo para esta operação estava estabelecido terminar ontem, dia 15 de fevereiro, mas as Finanças anunciaram que tanto o prazo para a entrega da declaração periódica de IVA, como a comunicação e classificação das faturas, assim como a comunicação do agregado familiar foi alargado até hoje, sexta-feira, devido a problemas no acesso ao portal.
Depois de se terem registado vários problemas no acesso ao portal das finanças, durante o fim do dia de ontem, as Finanças comunicaram que o prazo foi estendido até o dia de hoje.
“Informa-se que foram prorrogados até sexta-feira, dia 16 de fevereiro, os prazos para entrega da declaração periódica de IVA relativa ao 4.º trimestre de 2017, comunicação e classificação das faturas e comunicação do agregado familiar”, refere o comunicado das Finanças.
Na sua página pessoal do e-fatura, pode encontrar a maioria das faturas que foi pedindo durante 2017, com o seu número de contribuinte. Pode ainda assim ter que acrescentar faturas que eventualmente não apareçam na referida página, assim como poderá ter que complementar informação em algumas, como é o caso de faturas enquadradas em mais do que um setor – deve neste caso selecionar a atividade correspondente.
O valor correspondente a estas deduções será disponibilizado até ao final do mês.