A task-force da vacinação anunciou ainda que está pronta para vacinar os jovens entre os 12 e os 15 anos nos dois fins de semana de agosto seguintes, mas ainda falta a autorização da DGS.
A vacinação dos jovens entre os 16 e os 18 anos vai arrancar no fim de semana de 14 de agosto, anunciou esta terça-feira, 27 de agosto, o vice-almirante Gouveia e Melo.
Quanto às crianças entre os 12 e os 15 anos, a task-force da vacinação está pronta a começar a vaciná-las nos dois fins de semana de agosto seguintes, mas ainda falta a autorização da DGS.
O vice-almirante destacou que esta faixa etária abrange 1,5 milhões de pessoas e que, portanto, seria importante poder vacinar estas crianças, até a pensar na reabertura do ano letivo. O responsável pela task force da vacinação acrescentou ainda que pediu à DGS para “encurtar” o intervalo da primeira para a segunda dose.
“Houve uma maior disponibilidade de vacinas em julho e haveria uma menor disponibilidade em agosto, não fossem as negociações conduzidas com sucesso para aquisição de vacinas da Janssen e Pfizer junto de parceiros europeus.”
Gouveia e Melo anunciou também que o “esforço” do Infarmed e do Ministério da Saúde vai possibilitar a aquisição de cerca de um milhão de vacinas junto de outros parceiros europeus, o que vai permitir continuar a seguir o plano de vacinação em agosto.