Mais cedo do que estava inicialmente previsto.
A vacinação contra a Covid-19 deverá ser aberta à população entre os 20 e os 29 anos “a partir de meados de julho”, disse este domingo, 20 de junho, à Lusa uma fonte da task-force nacional de vacinação.
A disponibilização de vacinas a essa faixa etária em julho estava prevista “no âmbito do objetivo de ter 70% da população com pelo menos uma dose administrada no início de agosto”, referiu a mesma fonte.
Sem precisar uma data exata, assumiu que será “em julho, de certeza”, antecipando que terá início, provavelmente, em “meados ou final”, uma vez que antevê “muito difícil” que isso possa acontecer no início do mês.
Neste momento, o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 está disponível para pessoas com mais de 40 anos e, conforme confirmou à Lusa, no sábado, uma fonte da ‘task-force’, vai ser aberto aos maiores de 35 anos no início desta semana.
O portal destinado ao autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril. Atualmente, todas as pessoas que tenham mais de 55 anos e que ainda não tenham recebido a 1ª dose da vacina poderão ser vacinadas sem agendar.
Mais de 4,3 milhões de pessoas em Portugal já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o equivalente a 42% da população, e quase 2,6 milhões (25%) têm a vacinação completa, segundo dados avançados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).