O Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho revela uma diminuição de 12,9% nas vagas de emprego em Portugal, com o Algarve a registar o maior recuo e Lisboa a manter a liderança em número de oportunidades.
O mercado de trabalho em Portugal enfrenta uma redução de cerca de 13% no número de vagas de emprego, em comparação com o ano anterior. O Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho aponta que há aproximadamente 53 mil empregos vagos no país, uma diminuição significativa face ao mesmo período do ano passado.
Entre as diversas regiões de Portugal, o Algarve destaca-se pela maior queda, com um decréscimo de 27,4% nas oportunidades de trabalho. Contrariamente, o Alentejo apresentou um aumento de 7,45% nas vagas disponíveis no terceiro trimestre de 2023. Já no Norte, a quebra homóloga foi de 5,5%,
Lisboa continua a ser a região com mais empregos disponíveis, contabilizando 21.497. Segue-se o Norte, com 17.114 vagas, e o Centro com 8.702. Por outro lado, o Algarve figura no fim da lista com apenas 1.915 oportunidades laborais.
A nível empresarial, as PME’s enfrentam uma queda acentuada nas oportunidades de trabalho, com uma redução de 19,9% em relação ao ano anterior. As microempresas e as grandes empresas também registaram decréscimos, embora em menor escala.
O setor do comércio por grosso, a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos, transportes e alojamento e restauração apresentam o maior número de vagas, com 19.543 oportunidades. As atividades administrativas e as indústrias extrativas também se mantêm como setores com um número elevado de vagas.