A Infraestruturas de Portugal consignou esta segunda-feira, dia 8 de janeiro, a construção do último troço da Variante à EN14, entre a Trofa e Vila Nova de Famalicão.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a assinatura do contrato para a construção do lanço final da Variante à EN14, que liga a Interface Rodoferroviária da Trofa a Santana. Este projeto representa um investimento de 12,55 milhões de euros e inclui a construção de uma nova ponte sobre o Rio Ave.
O novo troço, com uma extensão de 2,4 quilómetros, completará a Variante à EN14. De acordo com a IP, este investimento visa eliminar constrangimentos no centro urbano da Trofa, melhorar as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à Estação de Caminho-de-Ferro, e reduzir os tempos de percurso para as zonas industriais e comerciais.
A empreitada prevê também a criação de quatro novas rotundas e um conjunto de restabelecimentos desnivelados, assegurando a ligação à rede viária local. A nova ponte, situada a norte do Hospital da Trofa, terá 163 metros de extensão.
Este projeto integra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo financiado pela União Europeia.