A Rua Central de Cidadelha, na Freguesia do Castêlo da Maia, foi reaberta na manhã desta sexta-feira, dia 21 de abril, após a conclusão de uma passagem superior à nova variante à EN14.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, juntamente com os responsáveis da empresa que está a fazer a empreitada e da Infraestruturas de Portugal, visitou o local para assinalar a reabertura e conhecer a obra em detalhe.
A empreitada da variante à EN14 é considerada a maior obra rodoviária em curso no país e tem um custo estimado de 45 milhões de euros. Ao todo, estão envolvidas 220 pessoas e 130 equipamentos na execução dos trabalhos.
Durante a visita, António Silva Tiago afirmou estar satisfeito com o resultado da obra e salientou que esta é apenas uma parte de uma obra mais complexa que vai deixar todos satisfeitos. O autarca também destacou a importância da obra para a comunidade maiata e para a região, uma vez que a variante à EN14 é uma das principais vias de acesso ao Porto.
No entanto, o autarca também manifestou preocupação com a diminuição das acessibilidades causadas pela obra. Afirmou por isso que, em conjunto com os responsáveis da IP, estão a ser estudadas soluções para minimizar os transtornos e melhorar o acesso à comunidade maiata. O objetivo é garantir que as melhorias trazidas pela variante à EN14 não prejudiquem a mobilidade dos moradores e visitantes da região.