As obras da Metro do Porto para instalar o metrobus na Avenida da Boavista estão atualmente em curso, e já são visíveis as mudanças entre a Marechal Gomes da Costa e o Foco.
Até agora, a empreitada estava localizada no corredor central, reservado aos transportes públicos, contudo, no início do mês de março deu o salto para a faixa de circulação ascendente, obrigando a desviar a circulação automóvel.
As obras, iniciadas no final de janeiro, têm causado o trânsito normal e expectável. Em resposta ao Porto Canal, os responsáveis da obra garantem que os trabalhos estão a decorrer dentro do prazo, sem atrasos. O prazo para a conclusão da empreitada está definido para finais de maio.
Um pouco mais acima, no cruzamento da Avenida da Boavista e a rua António Bessa Leite, os trabalhos de instalação do metrobus já passaram para a faixa de rodagem mais à direita de quem sobe, com a circulação a fazer-se (lentamente) pela faixa “BUS”. Os lugares de estacionamento, ciclovias e pontos de partilha estão temporariamente fora de serviço.
O novo veículo será alimentado a hidrogénio, não produzindo emissões poluentes, sendo um imenso contributo para a neutralidade carbónica e para o cumprimento das metas das Nações Unidas. “O novo modo de transporte combina a eficácia, pontualidade e fiabilidade já conhecidas do Metro com a flexibilidade e o conforto da última geração do autocarro ecológico”, garantiu a Metro do Porto. O investimento será de 66 milhões de euros “totalmente financiado a fundo perdido pelo Plano de Recuperação e Resiliência”, especifica a Metro do Porto.
Além da estação “Casa da Música”, vai ser construída a estação “Guerra Junqueiro”, “Bessa” e “Pinheiro Manso” – tudo no eixo da maior avenida do Porto. Depois, o ‘metrobus’ vira para a Marechal Gomes da Costa.
Na Avenida do Marechal Gomes da Costa vão ser construídas outras três paragens: “Serralves”, “João de Barros” e “Império”. Esta nova ligação permitirá reduzir as emissões poluentes, assim como tornar as ligações mais rápidas. Por exemplo, a ligação Boavista – Império vai demorar apenas 12 minutos e a futura viagem entre a Boavista e a Anémona terá uma duração de 17 minutos.